Unidade para demonstrar os princípios hidrológicos do fluxo de águas subterrâneas e suas aplicações em diferentes construções de engenharia. Permite investigar os fluxos de águas subterrâneas, os processos de drenagem e o efeito da permeabilidade. É possível estudar o uso de poços, remoção de água e drenagem de lagos, demonstração de obras de drenagem do solo, entre outros. Os poços têm um vertedouro na parte superior para evitar inundações. Exercícios e Possibilidades Práticas ”)
Esta unidade permite uma configuração rápida de qualquer situação fácil de fluxo tridimensional e a medição dos níveis piezométricos em locais diferentes e apropriados no modelo, possibilitando obter resultados experimentais realistas. Além das demonstrações e exercícios propostos (consulte “E, instrutores e alunos podem construir outras situações-modelo para o estudo.
A Unidade de Fluxo de Água Subterrânea (EFAS) é composta por um tanque de teste que será preenchido com uma vala ou areia fina para construir e desenvolver modelos diferentes. A entrada de água no tanque é feita através de duas entradas, cada uma localizada em cada extremidade. O fluxo de cada entrada de água é controlado por uma válvula de membrana, que é facilmente acessível ao usuário. As entradas terminam dentro do tanque em forma de difusor para afetar o mínimo possível o modelo criado.
Na base do tanque de teste existem dois poços localizados simetricamente. As saídas dos poços, localizadas na parte inferior do tanque, possuem uma válvula de membrana, que permite a regulação dos fluxos de saída. A unidade inclui 19 tomadas na base do tanque de teste, configuradas em forma de cruz. A pressão das 19 tomadas pode ser vista em 2 painéis de manômetros. As tomadas possuem um sistema de coleta de sedimentos para evitar que cheguem aos elementos de medição. Sob cada rosca, há um tampão que deve ser removido regularmente para extrair a areia acumulada.
A unidade EFAS é fornecida com três acessórios que facilitam a construção dos diferentes modelos objeto de estudo:
1.- Modelo para construção de lago.
2.- Modelo para construção de escavação.
3.- Modelo para construção de aqüífero confinado.
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Demonstração de gradientes hidráulicos no fluxo das águas subterrâneas, incluindo o efeito da permeabilidade.
2.- Investigação de gradientes hidráulicos para diferentes modelos construídos no tanque de teste.
3.- Determinação do nível da água subterrânea entre a entrada e a saída.
4.- Demonstração da Lei de Darcy.
5.- Estudo do cone de depressão de um poço em um aqüífero confinado.
6.- Estudo do cone de depressão de um poço em um aqüífero livre.
7.- Estudo do cone de cone de depressão para dois poços.
8.- Experimente obter gradientes hidráulicos para um modelo com dois poços. Compare-o com o resultado de apenas um poço pelo método de superposição.
9.- Modelo de drenagem ou lago.
10.- Desaguamento de um modelo de escavação em nível freatic.
11 - Desaguamento de um modelo de escavação usando dois poços.
12.- Interação de cones de depressão por dois poços adjacentes.
13.- Curvas de extração para sistemas de um poço e dois poços.
14.- Comparação de diferentes perfis, combinações.
15.- Como encher os tubos do manômetro
ESPECIFICAÇÕES: