O experimento de Osborne-Reynolds é usado para estudar as características de um fluxo de líquido através de um tubo. Também é usado para determinar o número de Reynolds em cada estado do líquido.
O módulo FME31 permite estudar as características do fluxo de um líquido dentro de um tubo e o comportamento desse fluxo. Além disso, é possível determinar a faixa dos fluxos laminar e turbulento usando o número de Reynolds. Assim, a diferença entre os fluxos laminar, turbulento e de transição pode ser demonstrada e o número de Reynolds pode ser calculado para cada regime.
Este módulo consiste em uma seção de tubo horizontal e transparente, que permite visualizar o fluido, um tanque de abastecimento de água, que garante a homogeneidade do fluxo, e uma agulha conectada a um tanque por uma mangueira, de onde o corante é fornecido. O fluxo de água na seção de teste pode ser regulado por meio de uma válvula. A água pode ser fornecida usando a bancada hidráulica (FME00) ou a partir do sistema de alimentação hidráulica básica (FME00 / B).
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Observação de fluxos laminar, de transição e turbulentos.
2.- Associação dos fluxos laminar, de transição e turbulento com o número de Reynolds correspondente.
3.- Observação do perfil da velocidade parabólica
ESPECIFICAÇÕES: