Equipamento para o Estudo do Coeficiente de Difusão e Transferência de Massa Gasosa, Controlado por Computador Edibon QDTGC
Preço sob consulta
A unidade de coeficiente de transferência de massa gasosa e difusão controlada por computador, "QDTGC", permite que os alunos se familiarizem com os conceitos teóricos sobre as operações da unidade de transferência de massa, especificamente a difusão de um líquido volátil em um gás inerte, obtendo dados e resultados experimentais muito úteis para o bom entendimento prático do processo e, portanto, o treinamento técnico dos alunos.
A unidade consiste em um tubo capilar vertical com um solvente volátil (líquido A) e gás (ar), que fluirá horizontalmente sob condições de fluxo laminar na extremidade superior do tubo. Este ar é introduzido por um ventilador controlado por computador.
O capilar será introduzido em um banho termostático de temperatura ajustável, controlado por computador, que funcionará seguindo o método da caldeira dupla. O solvente será evaporado lentamente devido à energia térmica do banho. E devido ao gradiente de concentração, o solvente gasoso será disperso para cima, da superfície do solvente líquido para o ar puro. O fluxo de ar transportará as moléculas do solvente e o volume do solvente líquido no tubo será reduzido. Existe um sistema óptico com ajuste fino de foco para medir essa diferença de nível e sensor de deslocamento.
Esta Unidade Controlada por Computador é fornecida com o Sistema de Controle de Computador EDIBON (SCADA) e inclui: A própria unidade + uma Caixa de Interface de Controle + um Quadro de Aquisição de Dados + Pacotes de Software de Controle de Computador, Aquisição de Dados e Gerenciamento de Dados, para controlar o processo e todos parâmetros envolvidos no processo.
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Aplicação da lei de Fick para calcular a difusividade.
2.- Medição direta das taxas de transferência de massa.
3.- Determinação da taxa de transferência da densidade molar.
4.- Estudo do efeito da temperatura nos coeficientes de difusão.
5.- Uso das leis dos gases para calcular diferenças de concentração em termos de pressões parciais.
6.- Representação gráfica de perfis de concentração.
Possibilidades práticas adicionais:
7.- Calibração dos sensores.
Outras possibilidades a serem feitas com esta unidade:
8.- Muitos estudantes visualizam resultados simultaneamente. Visualizar todos os resultados em tempo real na sala de aula por meio de um projetor ou um quadro branco eletrônico.
9.- Controle Aberto, Multicontrole e Controle em Tempo Real. Esta unidade permite intrinsecamente e / ou extrinsecamente alterar o alcance, ganhos; parâmetros proporcionais, integrais, derivativos; etc, em tempo real.
10.-O sistema de controle de computador com controle SCADA e PID permite uma simulação industrial real.
11.-Esta unidade é totalmente segura, pois utiliza dispositivos de segurança mecânicos, elétricos / eletrônicos e de software.
12.-Esta unidade pode ser usada para fazer pesquisas aplicadas.
13.-Esta unidade pode ser usada para ministrar cursos de treinamento para indústrias, mesmo para outras instituições de ensino técnico.
14.-Controle do processo da unidade QDTGC através da caixa da interface de controle sem o computador.
15.-Visualização de todos os valores dos sensores utilizados no processo da unidade QDTGC.
ESPECIFICAÇÕES: