Bancada Didática de Energia Eólica Controlado por Computador Edibon EEEC
Preço sob consulta
A Unidade de Energia Eólica Controlada por Computador (EEEC), contém um aerogerador, em escala de laboratório, e é usada para estudar a conversão de energia eólica cinética em energia elétrica e para estudar a influência de alguns fatores nessa geração. A unidade consiste em um túnel de aço inoxidável, um aerogerador e um ventilador axial com velocidade variável (controlada por computador). Um rotor (ou turbina) para colocar as pás e um gerador são os elementos principais do aerogerador. A velocidade do ar é variada alterando a velocidade de rotação do ventilador axial. Este ventilador gera o fluxo de ar necessário para ajustar o rotor da unidade de energia eólica. O gerador converte a energia cinética do rotor em energia elétrica.
O ângulo de incidência do aerogerador e o ângulo de cada lâmina podem ser modificados. As lâminas podem ser removíveis e é possível definir diferentes configurações de lâmina. Esta unidade inclui um regulador de carga CC, um carregador de bateria auxiliar, uma bateria e um módulo de cargas CC. O módulo DC Loads contém lâmpadas DC, reostato, motor DC, seletor de carga e interruptores para selecionar o tipo de carga. Os seguintes parâmetros são medidos: temperatura do ar, velocidade do ar, velocidade do rotor, tensão e corrente. Existe um sensor de temperatura antes do rotor do aerogerador. A velocidade do ar é medida com um sensor colocado no túnel e também é determinada a velocidade de rotação do aerogerador (r.p.m.). Um sensor de tensão e corrente permite medir a tensão e a corrente para determinar a potência. É possível conhecer, em tempo real, o valor da tensão CC e a corrente fornecida pelo aerogerador, medida antes e depois do regulador. Além disso, a Unidade de Energia Eólica Controlada por Computador (EEEC) determina a força de empuxo na turbina eólica na direção do vento e o torque mecânico da turbina eólica em operação. Esta Unidade Controlada por Computador é fornecida com o Sistema de Controle de Computador EDIBON (SCADA) e inclui: A própria unidade + uma Caixa de Interface de Controle + uma Placa de Aquisição de Dados + Pacotes de Software de Controle de Computador, Aquisição de Dados e Gerenciamento de Dados, para controlar o processo e todos parâmetros envolvidos no processo.
POSSIBILIDADES PRÁTICAS:
1.- Identificação e familiarização com todos os componentes da unidade e como eles estão associados à sua operação.
2.- Familiarização com os parâmetros do regulador e as medições de energia eólica.
3.- Estudo da conversão da energia eólica cinética em energia elétrica.
4.- Estudo da potência gerada pelo aerogerador, dependendo da velocidade do vento.
5.- Determinação dos parâmetros típicos do aerogerador (corrente de curto-circuito, tensão de circuito aberto, potência máxima).
6.- Determinação da curva I-V.
7.- Estudo de tensão, corrente e potência em função de diferentes cargas.
8.- Estudo da influência da variação de carga no aerogerador.
9.- Determinação da potência máxima de saída do aerogerador.
10.-Determinação da curva de velocidade do ar P.
11.-Estudo da potência gerada pelo aerogerador, dependendo do ângulo de incidência do ar.
12.-Estudo da curva característica do rotor.
13.-Estudo da conexão de cargas à tensão direta. Possibilidades práticas adicionais:
14.-Calibração dos sensores.
15.-Estudo do coeficiente de potência.
16.-Estudo da operação do aerogerador em função das configurações das pás (aerogerador com seis, três ou duas pás).
17.-Estudo do número ideal de lâminas.
18.-Estudo da operação do aerogerador em função do ângulo das pás.
19.-Estudo da eficiência de uma unidade de energia eólica.
20.-Determinação da eficiência de uma unidade de energia eólica em função do número de pás, ângulo das pás e ângulo do gerador.
21.-Determinação e estudo da força de empuxo na turbina eólica
22.- Determinação e estudo do torque mecânico da turbina eólica. Práticas a serem realizadas com o elemento recomendado "EE-KIT":
23.-Estudo da conexão de cargas à tensão alternada de 220 V. Práticas a serem realizadas com o elemento recomendado “EE-KIT2”:
24.-Estudo do inversor conectado ao simulador de rede. Outras possibilidades a serem feitas com esta unidade:
25.-Muitos estudantes veem os resultados simultaneamente. Visualizar todos os resultados em tempo real na sala de aula por meio de um projetor ou um quadro branco eletrônico.
26.-Open Control, Multicontrol e Real Time Control. Esta unidade permite intrinsecamente e / ou extrinsecamente alterar o alcance, ganhos; parâmetros proporcionais, integrais, derivativos; etc, em tempo real.
27.-O Sistema de Controle de Computador com SCADA permite uma simulação industrial real.
28.-Esta unidade é totalmente segura, pois utiliza dispositivos de segurança mecânicos, elétricos e eletrônicos e de software.
29.-Esta unidade pode ser usada para fazer pesquisas aplicadas.
30.-Esta unidade pode ser usada para ministrar cursos de treinamento para indústrias, mesmo para outras instituições de ensino técnico.
31.-Controle do processo da unidade EEEC através da caixa da interface de controle sem o computador.
32.-Visualização de todos os valores dos sensores utilizados no processo da unidade EEEC.
- Ao usar o PLC-PI, mais 19 exercícios adicionais podem ser realizados.
- Vários outros exercícios podem ser feitos e projetados pelo usuário.
ESPECIFICAÇÕES: